Leonardo Sommariva

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Reestruturação Comercial

Com o desenvolvimento de inúmeros projetos executados por Leonardo ao longo dos últimos anos, foi possível evoluir e criar a própria metodologia para potencializar o setor comercial dos mais diversos tipos de negócios. A partir da busca em campo do que há de mais atual no mundo, foi aderido a novas tecnologias e técnicas, aplicando-as nos clientes do Brasil.

A metodologia própria LEOSOMMA é baseada em 5 pilares: produto, pessoas, processos, tecnologia e dados. Os 5 pilares são aplicados desde o diagnóstico e planejamento, até a implementação, avaliação e acompanhamento dos resultados.

É importante lembrar que assim como o mercado segue em constante mudança, nossos processos também seguem em evolução.

5 Pilares (PPPTD)

  • P - Produtos

    Os produtos estão adequados para o mercado?

    Tem preço compatível?

    Tem diferencial perante a concorrência?

  • P - Pessoas

    Quem faz parte do time comercial da empresa?

    Elas estão treinadas e capacitadas?

    Conhecem o processo?

  • P - Processos

    Ponto fudamental, quais são os processos comerciais que a empresa se aplica?

    Eles estão documentados?

    Eles são seguidos conforme o planejamento?

  • T - Tecnologia

    Quais são os recursos que a empresa utiliza com apoio de tecnologia?

    Que sistemas são utilizados?

    Existe alguma ferramenta que forneça dados para que possa ser utilizado para auxiliar nas vendas?

  • D - Dados

    Precisam se transformar em informação para tomada de decisão

Máquina de Vendas

Junto com a metodologia própria, os clientes recebem apoio para criarem suas próprias máquinas de vendas. Mas, o que seria isso? Máquina de vendas é um conjunto de processos construídos para aquisição de novos clientes, além da manutenção e ampliação das vendas dos que já estão em carteira.

A máquina é personalizada de acordo com perfil da empresa, produto vendido, cliente atendido e envolve os 5 pilares da metodologia. A máquina define processos nos mais diversos canais de aquisição: outbound, inbound, carteira de clientes, rede de parceiros, entre outros.

Projeto personalizado

Os projetos de reestruturação comercial podem ser personalizados para as necessidades de cada negócio.

Processos de vendas

O projeto contempla todas as etapas dos processos de vendas:

  • Prospecção

  • Qualificação

  • Abordagem

  • Apresentação

  • Negociação

  • Fechamento

  • Pós-venda

Etapas

  • Diagnóstico;
  • Mapeamento das pessoas, processos, produtos, tecnologias e dados;
  • Gestão da carteira de clientes;
  • Criação da máquina de vendas;
  • Funis de prospecção, vendas e pós-vendas/manutenção de carteira;
  • Implantação de CRM;
  • Criação de processo de pós-venda;
  • Implantação e/ou melhorias nos processos de marketing da empresa;
  • Criação de estratégias de inbound marketing;
  • Definição de KPIs para mensuração e acompanhamento de resultados;
  • Definição de metas e desdobramentos;
  • Comissionamento e bonificação do time de vendas.
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